Snacks Saudáveis para as Férias de Verão que toda a família vai adorar!

As férias de verão estão oficialmente aí! Numa altura em que se começa a planear os passeios e viagens em família, surge muitas vezes a dúvida de como manter uma alimentação saudável, mesmo em momentos de relaxamento e tranquilidade.

Neste artigo, damos-te algumas dicas de snacks saudáveis para toda a família, perfeitas para estas férias de verão. Não deixes que o movimento, as viagens e o relaxamento sejam desculpa para descurar uma alimentação saudável e divertida!

Fruta Fresca

A fruta é um snack saudável de eleição em qualquer momento, e sobretudo no verão.

Se tens bebés pequenos, podes facilitar-lhes o trabalho cortando a fruta e colocando-a em caixas ou bolsas de transporte de alimentos.

Para teres mais sucesso com os mais novos, podes levar frutas mais exóticas e que eles não têm tanto hábito de comer, como manga, ananás ou papaia!

Snacks de Fruta

Para além da fruta inteira, porque não fazer snacks saudáveis usando fruta? A fruta é algo muito versátil, que pode ser declinada em muitos snacks e refeições.

Alguns exemplos originais são as Gomas de Fruta. Serão certamente um sucesso com os mais novos! Sendo muito práticas de comer e de transportar, são um snack perfeito para as férias de verão.

A receita de gomas de fruta da Teresa do blog Healthy Bites é deliciosa e podes lê-la na íntegra clicando aqui!

Gelados

Não sendo os gelados um snack fácil de transportar, são excelentes a ter em casa, prontos a devorar… por pequenos e graúdos!

É possível fazer gelados em casa sem ser necessário recursos a gadgets e acessórios de cozinha especiais.

A Leonor Cício, do blog Na Cadeira da Papa, tem sete receitas de gelados caseiros com bases de fruta muito fáceis de fazer, sendo que algumas são adaptadas para bebés a partir dos 9 meses.

Um exemplo é este gelado de banana e morango no qual é necessário apenas 2-3 bananas e uma chávena de morangos!

Mais receitas de gelados saudáveis:

Muffins

Um snack mais guloso e que agradará a toda a família! Os muffins são algo muito fácil de preparar em casa, e nos quais é possível variar e diversificar nos ingredientes.

Para transportar os muffins de forma segura e prática, podes usar uma caixa de inox ou embrulhá-los em películas reutilizáveis próprias para alimentos.

Vamos a algumas ideias!

Os muffins de aveia e morango da Vânia Ribeiro do blog Made by Choices são uma opção saborosa para o verão, usando uma fruta da época.

A receita pode ser consultada na íntegra clicando aqui.

Outra sugestão são os muffins de maça e batata doce da Just Natural Please. Esta combinação que pode parecer estranha, resulta na realidade em muffins deliciosos e que vão agradar a toda a família!

A receita pode ser consultada clicando aqui.

Mais receitas de muffins saudáveis:

Bolachinhas e Granola

Durante as viagens de carro, a vontade de estar a petiscar algo pode ser grande, sobretudo dos mais pequenos. Para os entreter, para além dos snacks já indicados anteriormente, porque não preparar em casa umas bolachinhas e saquinhos de granola a ter sempre no carro?

Se tens bebé, uma excelente opção são as Bolachas de Aveia e Alfarroba da Just Natural Please.

Esta receita é adaptada aos mais pequeninos (a partir dos 8-12 meses) e muito, muito saborosa e fácil e fazer!

A receita pode ser lida na íntegra clicando aqui.

Para as pupilas mais gulosas, o chocolate não precisa de ficar de fora! Uma opção é também a receita de Bolachas com Pepitas de Chocolate do blog Na Cadeira da Papa.

A receita resulta em 30 bolachas, o ideal para agradar a toda a família.

Mais receitas de bolachas saudáveis:

A granola é também muito prática para servir de snack durante as viagens. Para além de poder se consumida de forma independente, é um excelente complemento a iogurtes ou a outros snack, como fruta.

Pode ser comprada já pronta, mas também pode ser feita em casa com ingredientes escolhidos por nós!

No blog Na Cadeira da Papa encontras uma receita de granola para bebé, segura para consumo a partir dos 12 meses de idade.

Com aveia e coco ralado, não há como não agradar os paladares exigentes dos mais pequenos!

A receita pode ser consultada clicando aqui.

Mais receitas de granola saudável:

Dicas finais

Lembra-te sempre de transportar os snacks em caixas e materiais seguros e que não influenciem o sabor e nutrientes da comida.

Algumas sugestões muito práticas para os snacks destas férias de verão:

  • Película Reutilizável: esta película é lavável e tem uma duração de vida de mais de um ano! Serve para substituir a tradicional e poluente película de plástico ou alumínio e é ideal para transportar sólidos como sandes, fruta, bolachas ou muffins.
  • Caixa em Inox, livre de BPA: esta caixa de inox é muito prática e tem um tamanho ideal para transportar todos os teus snacks. Sendo muito leve, é perfeita para levar para passeios e viagens de mochila às costas!
  • Bolsa Multi-Usos: esta bolsa é, tal como o nome indica, destinada a utilizações várias. Nela poderás levar snacks como nozes, frutas, bolachas, barrinhas e muito mais. Como é lavável, poderás também usá-la no teu dia a dia para transporte de cosméticos ou acessórios!

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