Porquê escolher têxteis de algodão biológico?

Vantagens do Algodão Biológico

A grande diferença de um tecido de algodão biológico para um convencional está no fabrico natural sem o uso de substâncias nocivas como pesticidas, fungicidas ou fertilizantes artificiais. O que traz benefícios para o ambiente e para a pele sensível dos bebés.

Benefícios para a sua saúde

O algodão biológico cresce de sementes biológicas e é cultivado sem fertilizantes sintéticos nem toxinas prejudiciais. Os tecidos são assim livres de químicos, pesticidas e corantes com metais pesados.

As culturas onde é produzido o algodão convencional são das que mais usam inseticidas em todo o mundo.

A Organização Mundial de Saúde determinou que três dos inseticidas mais perigosos para a saúde humana fazem parte dos 10 mais usados na produção do algodão. 453,59gr de algodão em estado natural (mais ou menos a quantidade necessária para produzir uma t-shirt) leva cerca de 1 terço de pesticidas e fertilizantes sintéticos para crescer.

As roupas e peças de tecido que chegam até nós de algodão convencional passam por diversos processos muito agressivos tais como branqueamentos, tingimentos, amaciadores, sprays, formaldeído e retardadores de chama e do solo.

Quando usa produtos de algodão biológico evita a exposição a químicos tóxicos, protegendo a sua saúde e a do seu bebé.

A pele dos bebés e o seu sistema imunológico são 10 vezes mais sensíveis que os de um adulto e uma vez ainda em desenvolvimento, o contato constante com estes quimicos e toxinas poderá ser demasiado agressivo e desencadear problemas de pele como eczema ou alergias.

Para além das roupas e tecidos de algodão biológico não conterem quaisquer químicos, ainda apresentam uma textura mais suave, fina e resistente que os tecidos convencionais o que proporciona mais conforto.

Benefícios práticos

As roupas biológicas embora sejam mais dispendiosas que algumas convencionais, acabam por compensar. Duram gerações pois resistem muito mais às lavagens em comparação com as roupas tradicionais.

Pode usar para os futuros irmãos ou familiares mais novos assim como para amigos ou desfavorecidos. Tem, ainda, a vantagem de serem muito valorizadas nos dias de hoje pelo que consegue vender em 2ª mão por 50% do valor que as comprou. Ajuda-se a si, aos seus, ao ambiente e aos produtores.

Benefícios para o Ambiente

  • O algodão biológico cresce através da agricultura biodinâmica e métodos naturais como a compostagem.
  • A Agricultura biológica usa menos água, não depende de pesticidas e fertilizantes dispendiosos e ajuda a isolar o carbono no solo tornando-o mais fertil.
  • A Agricultura biológica previne a erosão dos solos, protege a qualidade do ar e da água para as plantas e animais e preserva a biodiversidade através da rotação de culturas.
Têxteis de algodão biológico

Benefícios para a Comunidade Mundial

As estritas diretrizes para certificação asseguram que o algodão biológico proporciona meios de subsistencia justos para as famílias de comunidades mais desfavorecidas.

O algodão biológico não usa quimicos que frequentemente se infiltram em águas subterrâneas, tornando-a tóxica para animais e humanos.

A agricultura biológica protege os agricultores e as comunidades envolventes contra a exposição aos quimicos carcinogénicos usados nas produções convencionais.

Artigos sugeridos

avatar
  Subscribe  
Notify of