Modelos pedagógicos e novas alternativas de olhar, tratar e guiar as Crianças

No Jardim da Descoberta procuramos descobrir e divulgar novas alternativas à forma de olharmos, tratarmos e guiarmos as Crianças. Novas alternativas estas que muitas vezes se materializam em modelos pedagógicos capazes de se afastarem do modelo convencional, e de darem a cada Criança uma verdadeira oportunidade de crescerem segundo os seus verdadeiros interesses, e com um respeito que vem da consideração do que representa cada fase do seu desenvolvimento.

A importância do desenvolvimento da Criança

Conhecer a forma como a Criança se desenvolve é essencial para que a possamos compreender e, consequentemente, respeitar. Respeitar os seus ritmos, os seus interesses, as suas capacidades e desafios em cada momento, de forma a não criar obstáculos à manifestação da sua natureza única, hoje e sempre, e a cultivar a confiança e segurança que são precisas para fazer frente aos obstáculos que a vida já irá impor por si própria.

Modelo convencional de educação

O modelo convencional de educação tem vindo a ser profundamente questionado. Muitos pais e educadores sentem na pele o que é ter sido conduzido de uma forma que não teve esses aspectos em consideração. Muitos de nós fazem parte de uma geração que não aprendeu a identificar as suas verdadeiras paixões e a adquirir as ferramentas necessárias para segui-las, respeitando a nossa natureza interior.

Um modelo que impõe um mesmo conhecimento, um mesmo ponto de vista e uma mesma forma de pensar a pessoas que são todas diferentes entre si, e de uma prespectiva onde o adulto se impõe à Criança, num sentido que por vezes esquece as verdadeiras razões que estão por de trás de tantos comportamentos. Comportamentos tantas vezes tidos como inadequados (do ponto de vista do adulto), mas que a maioria das vezes não passam de um reflexo do que a sua natureza é capaz em cada momento.

É essencial preparar o sistema e preparar-nos a nós próprios para respeitar a autenticidade e unicidade de cada Criança. É essencial conhecermos as Crianças e compreendemos que não estamos perante mini adultos. Este é o primeiro passo para aprendermos verdadeiramente a respeitá-las com enormes benefícios para o seu crescimento harmonioso e bem-estar.

Papel dos Pais

A nós não nos cabe ensinar, mas unicamente guiar. As Crianças nascem com um professor interior, e cabe-nos ajudá-las a escutá-lo e a segui-lo. E para isso, mais do que criar ambientes nas nossas casas, temos de nos preparar. Não é um caminho fácil, é um caminho que implica o romper de muitas premissas que já estão incutidas na nossa forma de estar e, em última analise, de educar.

A tomada de consciência do que podemos fazer em cada momento é primeiro passo para todos os dias mudarmos um pouco mais, darmos mais um passo, até que de repente vivemos uma nova forma de vida, a respeitar os seres maravilhosos que são as nossas Crianças, e amando-as e cuidando-as dessa forma, amamos e cuidados do mundo.

"as Crianças nascem com um professor interior, e cabe-nos ajudá-las a escutá-lo e a segui-lo"

Modelos pedagógicos alternativos

Os modelos pedagógicos alternativos têm vindo a ganhar tanta expressão, em muitos países já há muitas décadas, sendo que em Portugal, os pais e educadores estão cada vez mais conscientes da importância de mudar o caminho da educação.

Por este motivo, nas próximas edições desta rubrica para a Rebento, o Jardim da Descoberta irá procurar dar a conhecer de forma geral os modelos pedagógicos com maior relevo neste âmbito, bem como formas e fontes para ajudar a guiar os educadores na transformação interior que tudo isto implica, com benefícios para todos e, sobretudo, para um mundo melhor para as nossas Crianças.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *