Minimalismo na Prática: Versatilidade

Curso Online de Introdução ao Minimalismo: online e no horário da tua conveniência!

No artigo anterior Minimalismo: O Carinho dos Pais é o Melhor Brinquedo para as Crianças expliquei o que é o minimalismo e de que modo este nos permite passar mais tempo com os nossos filhos.

Hoje quero partilhar contigo a minha primeira sugestão de estratégia a ser implementada:

Opta por soluções com a característica da Versatilidade

Muitas pessoas já aplicam esta tática no seu guarda-roupa, uma vez que possuir peças que se conjugam facilmente torna tudo muito mais prático, tanto na hora de decidir o que vestir como de arrumar e organizar. Imagina um par de sapatos e um casaco para cada conjunto!

Aplicar o conceito da versatilidade na tua casa não é difícil. Mas, espera, vamos primeiro analisar o caso verídico de uma família com a qual trabalhei. Imagina a área de produtos de limpeza:

  • detergente da máquina de lavar roupa,
  • amaciador,
  • tira-nódoas,
  • detergente da máquina de lavar loiça,
  • produto de limpar o chão,
  • produto para superfícies de madeira, de cerâmica ou vidro…

No momento de escolher entre o produto “perfumado” ou o da “limpeza pesada”, a família acabou por adquirir os dois… E nisto apercebeu-se que tinha 2 vassouras e 4 esfregonas, entre elas a mopa e o rodo, bem como umas recargas a mais.

Este foi o momento em que esta cliente me fez uma das perguntas que recebo constantemente:

Quantos produtos de limpeza precisamos realmente?

Aplica a Versatilidade

Hoje em dia somos bombardeados com publicidades de que é mais prático ter um corta maçãs, um corta alho, um corta batata no qual elas já saem em palito para fritar, um corta tomate, pepino, cenoura, queijo e por aí adiante… e enchemos a nossa cozinha com pseudo-soluções que na maior parte das vezes acabam por complicar a nossa vida ao adquirirmos todas.

Assim sendo, destaco alguns benefícios que temos ao escolher opções versáteis:

  • reduz a quantidade de coisas que preenchem o teu espaço
  • simplifica na tomada de decisões
  • ganhas mais tempo e descomplicas a tua vida

Em especial para ti que és mamã, partilho alguns exemplos onde podes aplicar a versatilidade hoje mesmo!

Limpeza do bebé

As toalhitas reutilizáveis são óptimas para limpar o nariz, a baba ou o rabinho do bebé, muitas vezes com uma função anti-alérgica, mas depois do desfralde podes ainda utilizá-las como guardanapo, lenço, pano de limpar superfícies ou para desmaquilhar, entre outros.

Estas toalhitas não só contribuem para o meio-ambiente ao substituir os descartáveis, como são uma solução mais económica e saudável.

O sabonete líquido Dr. Bronners reúne vários tipos de uso. Podes aplicá-lo na pele do bebé para hidratar, mas pode também utilizá-lo no dia a dia nas limpezas de todas as superfícies com as quais o bebé faz contacto.

Ao mesmo tempo, estás a usar um produto ecológico, amigo do ambiente, e ainda tens a certeza de que a compra é um bom investimento, uma vez que esta marca se dedica a ajudar várias causas de valor e instituições de caridade em todo o mundo.

O saco impermeável é leve e resistente, ótimo para guardar não só as fraldas ou roupa suja do bebé quando estamos na rua, como também outros produtos que possam derramar.

Recentemente usei-o para transportar champô e cremes durante uma viagem. Existe a opção com dois fechos que ajuda muito na separação.

Limpezas minimalistas

Troca todos os produtos de limpeza de diferentes cores, cheiros e feitios, para fins completamente diferentes, por estes quatro:

  • bicarbonato de sódio,
  • vinagre,
  • nozes de saponária e
  • uma essência ao teu gosto.

É incrível a quantidade de receitas que podemos fazer com estes ingredientes, não só de limpeza da casa como de cosmética, e o resultado final é sempre um produto com um efeito extraordinariamente eficaz!

Já imaginaste o espaço que vais ganhar no teu armário de produtos de limpeza pelo simples facto de não precisares de tudo o que habitualmente é “suposto” ter?

Roupas versáteis são o melhor que há!

Quantas vezes já te aconteceu não poderes vestir algo porque não tem roupa a condizer? Ou porque as calças para conjugar com aquela camisola estão para lavar? Ou ainda porque para usar este vestido vais precisar de um casaco específico que não tens? E pensas “tenho de comprar o casaco e as collants para usar com este vestido”. Mas também preciso comprar uns acessórios, uns sapatos e… tudo para condizer com o vestido!

Opta sempre por roupa que se conjuga facilmente. Atenta nas cores e no design, bem como nas texturas e nas peças que já tens e adoras. Um guarda-roupa versátil abre espaço, permite uma organização mais fácil e evita muito estresse na hora de decidir o que usar.

Esta consciência da versatilidade pode ser aplicada em muitos mais aspectos como por exemplo, no carro, no teu escritório, nos teus utensílios pessoais, nos objetos do lar, etc.

Engana-se quem pensa que “minimalismo é ter menos”. Até porque quem conhece a essência do conceito sabe que o foco jamais estará na quantidade, mas sim na qualidade.

E por aí, onde é que já aplicas a versatilidade?

Queres saber mais sobre como aplicar o minimalismo, sem precisares de sair de casa?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *