Fraldas Reutilizáveis, o que são e quais as vantagens?

Usar fraldas descartáveis ou fraldas reutilizáveis é uma questão que cada vez mais famílias estão a colocar hoje em dia. Há 40 anos a utilização das fraldas descartáveis pareceu ser a solução para a pesada rotina das mães e dos pais. No entanto, a verdade é que hoje em dia se levantam uma série de questões relativamente à sua utilização.

Nos últimos anos, várias marcas, modelos e materiais de fraldas foram surgindo em resposta a essa crescente procura. Mas a pergunta mantêm-se: porquê usar fraldas reutilizáveis?

As razões podem resumir-se em três categorias: por questões económicas, por questões de saúde e por questões ambientais.

Usar fraldas reutilizáveis por questões económicas

Do ponto de vista económico, cada fralda ecológica de qualidade e com a manutenção recomendada poderá ser utilizada por 2 bebés (cerca de 2,5 anos cada). Assim, um stock de fraldas reutilizáveis, aliado à utilização de eletrodomésticos de alta eficiência energética e à secagem preferencial ao sol proporcionará uma poupança até ao desfralde em comparação com a utilização de fraldas descartáveis.

Um estudo da Quercus aponta para uma poupança de 500€ por bebé, valor esse que será ainda maior num segundo filho.

Usar fraldas reutilizáveis por questões de saúde

A utilização de fraldas reutilizáveis permite eliminar o contacto da pele e sistema respiratório do bebé com uma série de produtos químicos. São muitos os componentes químicos que estão presentes nas fraldas descartáveis. Muitos desses produtos químicos estão relacionados com o aparecimento de vários problemas.

Alergias, dermatites e outros tipos de doenças a longo prazo como respiratórias, hepáticas e até cancerígenas, são alguns exemplos. Estão ainda estudadas as consequências do aquecimento da zona genital provocada pelas fraldas descartáveis, que afeta particularmente os rapazes.

Usar fraldas reutilizáveis por questões ambientais

O planeta em que vivemos é só um e é dever de todos preservá-lo. Uma criança de dois anos e meio já utilizou 7300 fraldas descartáveis (uma média de 8 por dia). É por isso “responsável” pelo consumo dos recursos utilizados na produção das fraldas, maioritariamente plástico e celulose. Para além desse consumo de recursos, as fraldas são também responsáveis por um aumento do lixo em aterro.

A previsão para a decomposição das fraldas é de 450 anos. Basta pensarmos que todas as fraldas descartáveis usadas até hoje no mundo continuam em aterros a decompor-se, e por lá vão continuar por algumas centenas de anos ainda. Dados da Quercus estimam que a utilização de fraldas reutilizáveis levaria a uma diminuição de 40 mil toneladas de lixo por ano só em Portugal.

Mas afinal, o que são fraldas reutilizáveis?

Fraldas reutilizáveis ou ecológicas são as fraldas de pano da era moderna. É comum associarmos a ideia de usar fraldas de pano a esfregar pedaços de algodão no tanque ou a alfinetes-de-ama que teimavam em picar mães e bebés. Mas a realidade atual não podia estar mais distante!

A oferta de fraldas ecológicas hoje em dia é enorme e continua a crescer. Existem fraldas que funcionam de formas diferentes, com materiais diferentes e com preços diferentes. Ou seja, há fraldas para todas as famílias e para todas as rotinas.

Fraldas Reutilizáveis e Acessórios

Na Rebento encontra atualmente várias opções ecológicas de fraldas. Se tiver alguma dúvida ou questão durante o processo de escolha, não hesite em entrar em contacto com a nossa equipa.

Autoria

Este artigo foi escrito por Ana Monteiro, mamã do pequeno Artur, professora de Yoga e organizadora de workshops e sessões de esclarecimento sobre a utilização de fraldas e acessórios ecológicos.

One reply on “Fraldas Reutilizáveis, o que são e quais as vantagens?

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *