Os Essenciais para uma Gravidez Ecológica

A gravidez é uma fase da vida muito avassaladora na vida das mamãs. São muitas as coisas novas que a gravidez apresenta: a responsabilidade, as preocupações e o turbilhão de emoções são apenas alguns exemplos do que vai surgir com a chegada de um novo membro à família e com o novo papel de mãe que irás desempenhar.

Todos queremos que não falte nada aos nossos filhos e que tenham contacto com o que o mundo tem de melhor. Assim, alguns dos valores mais importantes que podemos (devemos!) começar a passar logo desde cedo são a sustentabilidade e ecologia… e isto a todos os níveis.

Para lhes passarmos estes valores, é importante sermos um exemplo que possam seguir. E sim, é possível começar logo na gravidez a fazer escolhas conscientes que terão impacto no futuro do teu bebé!

A maternidade está muito associada a infinitas listas de tarefas e de produtos, para que nada falte no momento do parto e pós-parto. Neste artigo, vamos ajudar-te a simplificar esse trabalho e a fazer escolhas de forma mais consciente, focando-te no essencial.

Mergulhar numa parentalidade consciente é comprometermos-nos num caminho de desenvolvimento pessoal que irá refletir-se na nossa relação com os nossos filhos. Começa no auto-cuidado e aqui, para além de trabalhar as suas emoções, sugerimos escolhas naturais:

O corpo sofre alterações que o fazem adaptar-se à gestação e crescimento do bebé; e nós podemos ajudá-lo nessa tarefa!

Devemos ter em mente que a nossa pele é um órgão incrível e que tudo o que toca nela acaba por ser absorvido e ter impacto direto na nossa saúde.

É importante então nutrir o nosso corpo e pele com ingredientes que a irão não só hidratar, como também promover a sua elasticidade de forma natural.

Dessa forma, vamos dar-te três dos essenciais a ter em conta para uma gravidez mais natural, mais saudável e mais ecológica.

Pronta para os descobrires?

Essencial nº1 na gravidez: Hidratação!

Manteres-te hidratada durante a gravidez é muito, muito importante! Essa hidratação deve ser interna, através do consumo de água de pH elevado, de alimentos e sopas ricas em água e claro, chás adaptados à gravidez.

Mas também é importante manter a hidratação de forma externa, através da aplicação de hidratantes corporais (óleos ou cremes) biológicos, assim como outros cuidados para lavar e hidratar o corpo e rosto.

Essencial nº 2 na gravidez: A tua casa!

Preparar o ninho para a chegada do rebento é um processo maravilhoso que nos ajuda a integrar o processo e a materializar o cuidado e respeito que já nutrimos pelo novo ser.

É importante que o nosso lar seja um espelho de nós para que o bebé cresça num ambiente equilibrado.

Aqui, podemos optar por adotar o minimalismo, zero waste e utilizar produtos de limpeza ecológicos como detergente da roupa e de superfícies ou loiça.

Lembra-te de tentar fazer escolhas conscientes de todos os objetos e artigos que tiveres em casa, e sobretudo os que tiverem em contacto direto com o bebé. A pele do bebé, tal como a nossa, absorve rapidamente tudo o que está no ar e ambiente.

Se usas atualmente produtos de limpeza com componentes químicos, é importante que abandones o seu uso durante a gravidez e durante o crescimento do bebé.

Essencial nº 3 na gravidez: Conforto!

O teu conforto é o do bebé e aqui tanto é importante exercício físico, como descanso. O exercício fisico deverá ser prescrito pelo seu médico e pode incluir uma simples caminhada, uma aula de Yoga ou de hidroginástica.

O repouso é importante não só à noite, mas também durante o dia se sentires necessidade. Aqui deves respeitar a posição recomendada que é a da lateral para o teu lado esquerdo. As almofadas de amamentação com formato comprido ajustável que tanto irão ajudar mais tarde podem começar já a ser utilizadas!

Abraça e coloca uma parte da almofada entre as pernas para te sentires mais apoiada e aliviares alguns desconforto naturais derivados do crescimento do bebé.

Uma rotina equilibrada e que respeite o teu ritmo irá também refletir-se posteriormente nos ritmos de regulação do sono do teu bebé.

Fazer meditação e ouvir música podem também ser excelentes aliados.

Desejamos-te um caminho em família muito feliz e consciente!

One reply on “Os Essenciais para uma Gravidez Ecológica

  • Vera

    Para a pele do bebé, nas primeiras semanas recomendo apenas um pouco de azeite ou natas na água do banho. Técnica ecológica, respeita a pele do bebé. Amplamente usada na Alemanha, onde vivo.

    Responder

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.