Cansaço e Depressão na gravidez: o que pode fazer?

A ideia de que a gravidez é um estado de felicidade total não se aplica a todas a mulheres, principalmente aquelas cuja gravidez veio reforçar sintomas de instabilidade emocional. Esses sintomas são muitas vezes são ocultados durante grandes períodos da vida da mulhere. Com o desabrochar das emoções devido às alterações hormonais acabam por vir ao de cima, como é o caso da depressão na gravidez.

No entanto, constatar que uma grávida se encontra num estado deprimido não é tarefa fácil. Sabe porquê?

Porque os sintomas podem ser confundidos com simples mudanças fisiológicas que ocorrem durante a gravidez.

A fadiga, a dificuldade em dormir, as alterações de humor e mudanças no paladar são sintomas associados ao facto da mulher estar a gerar uma vida, mas também são sintomas relacionados com a depressão pré-natal.

Tente perceber porque se sente assim tão triste

A depressão na gravidez tem muitas causas possíveis e podem incluir problemas de saúde como o hipotiroidismo e náuseas severas, deficiências nutricionais ou situações de vida desafiantes como dificuldades financeiras e problemas no trabalho.

Por isso se se sente triste não finja que está tudo bem e procure ajuda.

A questão é que quando não tratada, a depressão na gravidez pode representar riscos para a mãe e para o bebé. A mãe pode recorrer a comportamentos que ponham em perigo o desenvolvimento do feto, como o simples facto de não descansar o tempo devido, não praticar uma alimentação equilibrada ou mesmo recorrer a substâncias nocivas como o tabaco e o álcool para, de alguma forma, sentir o alivio que tanto anseia.

Todos estes factores aumentam o risco de parto prematuro e de o bebé nascer com pouco peso, sem contar com a ausência de auto-confiança para desempenhar o seu mais recente papel: ser mãe!

Assim, para a apoiar, apresento-lhe algumas dicas que pode levar em consideração.

Contudo, peço que tenha em atenção que é muito importante procurar cuidados de saúde apropriados e especializados em depressão pré-natal.

Mantenha-se Activa!

Bastam 20 minutos de exercício por dia para ajudar a prevenir e a combater a depressão na gravidez. Sem contar que a luz solar é extremamente benéfica para a nossa saúde e uma verdadeira aliada do bom humor!

Por isso saía de casa e faça uma caminhada, de preferência de manhã, para se sentir rejuvenescida e leve.

Durma, descanse, relaxe e pratique a arte do “dolce far niente”

Todas nós sabemos que a falta de descanso aumenta a incidência de depressão.

O cansaço faz-nos comer alimentos ricos em açúcar de rápida absorção que levam a uma queda de açúcar no sangue, o que nos faz voltar a comer esses alimentos entrando assim num ciclo vicioso e conduzindo ou agravando a nossa fadiga e consequente depressão.

Como durante a gravidez o sono fica comprometido devido ao tamanho das nossas barrigas, e a necessidade frequente de fazer xixi, uma boa opção é dormir aos bocadinhos.

Está cansada? Encoste-se e feche os olhos em vez de ir à procura de doces açucarados. Esta é das formas mais eficazes mas ao mesmo tempo mais desafiantes no combate à depressão na gravidez devido à dificuldade que a mulher tem em se desligar dos compromissos diários.

Desafie-se e atreva-se a descansar. É a forma saudável de recuperar o seu equilíbrio físico e psicológico!

Cuide da sua alimentação

A hipoglicemia, ou seja, os níveis baixos de açúcar no sangue, é comum durante a gravidez e pode ser agravada pelas náuseas o que, a longo prazo, condiciona o desenvolvimento da diabetes gestacional, que por sua vez afecta o humor.

É importante comer alimentos de elevada qualidade nutricional diariamente, especialmente alimentos como o grão, o feijão, os legumes e a fruta, assim como gorduras de boa qualidade como o abacate e as nozes.

Use plantas medicinais ou suplementos que sejam seguros na gravidez de forma a apoiar o sistema nervoso e recuperar o equilíbrio psicológico

Maca peruana (Lepidium meyenii)

A maca é uma planta da família das crucíferas muito consumida no Perú. Em naturopatia é considerada uma planta adaptogénica porque ajuda-nos a lidar mais facilmente com os desafios que a vida nos vai trazendo através da regulação das nossas hormonas.

Se sem estar a gerar uma vida já é útil, imagine o que pode fazer por si que se encontra emocionalmente alterada e com um bebé a caminho.

A maca em Portugal encontra-se em comprimidos ou em pó. Esta última, é a forma que considero mais adequada para a ingerir, preferencialmente num bom batido de “verdes” com espinafre, salsa ou coentros.

Probióticos

Como naturopata, há uma frase que me “guia” e que já vem dos tempos de Hipócrates:

“A saúde começa nos intestinos”

As evidências que associam a saúde do intestino com a nossa saúde no geral são imensas. As investigações sugerem que uma flora intestinal desequilibrada pode contribuir para a depressão, irritabilidade, fadiga e ansiedade.

Comer alimentos fermentados, como o chucrute, o kimchee, iogurtes (de preferência vegetais) o tempeh e o miso ajudam a construir uma flora intestinal benéfica e a potenciar a produção de neurotransmissores como a serotonina, conhecida como a hormona da felicidade. Irá dar-lhe uma sensação de bem estar em todo o corpo, oferecendo o ânimo que necessita para recuperar a energia e se livrar da depressão na gravidez!

Um bom probiótico também a pode ajudar e muito. Procure uma marca de confiança.

"comer alimentos fermentados, como o chucrute, o kimchee, iogurtes, o tempeh e o miso ajudam a construir uma flora intestinal benéfica e como consequência a potenciar a produção de neurotransmissores como a serotonina, conhecida como a hormona da felicidade"

DHA (ácido docosa-hexaenóico)

O tecido do cérebro é rico em omega 3, sendo essencial para o bom desenvolvimento de todo o tecido cerebral, favorecendo as conexões entre os nervos. Se o nosso cérebro estiver carente desta gordura essencial, pode sofrer danos e contribuir para um quadro de depressão e de ansiedade.

Geralmente recomendo as cápsulas de origem vegetal, que provêm das algas. No entanto, é importante que interrompa a sua toma 2 semanas antes da data do parto, pois teoricamente, pode promover o agravamento de hemorragias. Depois retome para a ajudar a prevenir a depressão no pós-parto.

Dica para o Dia-a-Dia: Papas de Linhaça

No dia a dia, uma sugestão que deixo é fazer umas papas de linhaça. Acredite, são deliciosas!

Esta papa tem várias vantagens pois é riquíssima em fibra (intestino, lembra-se?), em DHA (cérebro, certo?) e em vitaminas e minerais que vão dar aquele reforço que necessita para ter mais energia.

Para isso vai precisar de:

  • 1 banana madura
  • 2 tâmaras sem caroço
  • 3 colheres de sopa de linhaça triturada
  • 1 chávena de bebida vegetal ou água
  • 1 chávena de flocos de trigo sarraceno

Triture tudo, polvilhe com um pouco de canela e já está. Pronta para ser apreciada!

Autora e Referências

– Hechtman, L. (2012) Clinical Naturopathic Medicine. Elsevier
– Torkos, S. The Canadian Encyclopedia of Natural Medicine. Wiley
– J Affect Disord. 2009 Jan;112(1-3):1-10. doi: 10.1016/j.jad.2008.06.017. Epub 2008 Aug 8.
– Complementary and alternative medicine for perinatal depression. www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18692251
– Uptodate.com (www.uptodate.com/contents/depression-in-pregnant-women-management?source=see_lin

A pensar nas grávidas e mamãs

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