Baby Led Weaning: As Perguntas Frequentes

O Baby Led Weaning é um termo que está cada vez mais presente no dia a dia dos papás e famílias. Por ser em inglês e ser uma prática pouco implementada no nosso país até à data ou pelo menos com esta designação, o Baby Led Weaning (ou BLW) ainda levanta muitas questões.

Neste artigo, apresentamos as perguntas frequentes feitas sobre este prática para que possa descobrir o Baby Led Weaning numa linguagem fácil e acessível.

O que significa Baby Led Weaning?

Baby Led Weaning é um método que consiste em dar ao bebé comida no seu estado natural, sem papas ou purés. Não são também utilizados acessórios especiais, incentivando assim a que o bebé toque, experimente e leve o alimento à boca, com as suas próprias mãos e pela sua própria iniciativa.

Ao praticar-se o BLW, deixa-se que o bebé decida quando deve iniciar os sólidos, levando a um processo de alimentação independente.

Ao longo da prática do Baby Led Weaning, é oferecido ao bebé leite materno na frequência que ele quiser, pois este continua a ser a sua principal fonte de nutrição.

Acima de tudo é uma forma de relacionamento livre e respeitado, em família, no momento da refeição.

Baby Led Weaning - Rebento Eco Puericultura

Quando é que o bebé está pronto para iniciar os sólidos?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o bebé está pronto para ter comida sólida introduzida na sua alimentação a partir dos seis meses. O leite materno deve ser, até essa idade, a sua única fonte nutritiva e único alimento.

Para mais informações sobre esta questão, leia o nosso artigo “Introdução aos Sólidos: a alimentação do bebé de 6 meses”.

Baby Led Weaning - Rebento Eco Puericultura

É importante notar que no dia em que o bebé faz 6 meses isso não significa que, magicamente, ele esteja pronto para comer sozinho!

Se o seu bebé nasceu prematuro pode talvez nem precisar de esperar tanto. Mas também, muitos bebés de 6 meses, ainda não estão prontos para esta iniciação.

Os 6 meses são apenas uma base e recomendação, não uma regra. Se notar que o bebé já se mantém direito e sentado sem ajuda, se tenta levar tudo à boca e se tem aproximadamente seis meses, isso pode significar que chegou o momento de o introduzir aos alimentos sólidos.

A introdução dos sólidos tão cedo não pode aumentar o risco de asfixia?

É preciso entender a diferença entre asfixia e o reflexo natural de aprendizagem do bebé.

Muitos bebés, durante a iniciação ao Baby Led Weaning e aos sólidos mesmo fora deste método, têm pequenas reações de “engasgos” nos primeiros dias. Isso é uma parte normal do processo de aprendizagem de alimentação do bebé, sendo bastante distinto de uma asfixia.

A Gale Enciclopédia de Medicina define a asfixia como “a incapacidade de respirar porque a traqueia está bloqueada, contraída ou inchada”. Quando um bebé está a asfixiar, não haverá nenhum som (ou muito pouco) a sair da sua boca e ele terá um olhar de pânico. Uma ação deve ser tomada rapidamente e imediatamente por um adulto.

Contudo, um engasgo é definido pelo Dicionário de Mosby como “um reflexo de ânsia involuntário que pode ser estimulado por algo que toque o palato ou a região da garganta”.

Nesse caso, nenhuma ação precisa de ser tomada. O adulto deve-se manter calmo e ficar por perto para oferecer apoio ao bebé, em caso de pânico.

O adulto não deve interferir com o processo natural: não coloques o dedo na boca do bebé nem lhe batas nas costas enquanto ele se engasga, pois isso pode causar asfixia ao mover o alimento na traqueia.

É importante que durante a introdução dos sólidos o bebé se encontre sentado. Desta forma, qualquer coisa que o bebé não possa ou não consiga engolir, irá ser expelido e não alojado na garganta.

Baby Led Weaning - Rebento Eco Puericultura

E se o meu bebé não se mostrar interessado pela comida?

Nesse caso, não deve ser forçado. A vantagem de aplicar o método do Baby Led Weaning e colocar à disposição do bebé os alimentos sem “preparação especial” e na sua forma original e natural, faz com que a liberdade seja total. Ele agarra, se quiser. Ele come, se quiser. Ele prova, se quiser. O Baby Led Weaning é sinónimo de não forçar nada ao bebé. A última coisa que queremos é criar um ambiente alimentar estressante ao bebé!

Aplicar o Baby Led Weaning é permitir que o bebé brinque, prove e se alimente no seu próprio ritmo.

Se sente que o bebé está completamente desinteressado pela comida, pode substituir alguma da comida que lhe colocam à frente por um brinquedo, fazendo-o sempre com que ele continue a estar com a família na mesa de jantar à hora da refeição.

Acima de tudo é um estilo de vida que fomenta a rotina da família, o respeito pelo ritmo natural, a independência e o convívio.

O meu bebé já tem mais de seis meses e já lhe dei papas...ainda posso aplicar o BLW?

Claro! Nunca é tarde para começar no Baby Led Weaning. Mesmo se já dá papinhas ao bebé, pode dar-lhe agora a oportunidade de explorar, por si mesmo, os alimentos sólidos. Coloca-o na sua cadeira de refeição no momento de almoço ou jantar com a restante família, e apresente-lhe alimentos inteiros e sólidos ao invés da papa normal.

Como ele está habituado à papinha e a comer à colher poderá haver alguma reação ou resistência inicial. Os papás também devem estar atentos, pois como o bebé esteve habituado a papa, pode ter o instinto de colocar mais comida na boca e engolir em grande quantidade de forma rápida.

Para não ser uma mudança drástica, podes iniciar o Baby Led Weaning de forma paralela à papinha reduzindo a pouco e pouco a sua quantidade e aumentando gradualmente a quantidade de alimentos sólidos. Pode sempre optar por manter ambas as opções.

Quais são os artigos indispensáveis para o Baby Led Weaning?

Família, alimentos saudáveis e que dê para as necessidades e idades de todos, muito amor, compreensão, paciência, respeito e diversão!

Para facilitar o processo de aprendizagem e exploração, a Rebento criou uma categoria com os essenciais para o Baby Led Weaning: clique aqui.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.