O Impacto da Ansiedade Materna no Bebé

Sabes o quão importante é cuidares de ti, da tua saúde mental, emocional, física energética e espiritual, principalmente agora que estás grávida? Neste artigo falamos do impacto que a ansiedade materna tem em ti, mas também, e sobretudo, no bebé.

A forma como vives a tua gravidez vai refletir-se no desenvolvimento do teu bebé e no desfecho da gravidez. A ciência mostrou recentemente que grávidas ansiosas transmitem geneticamente esse padrão de comportamento ao bebé, o que pode gerar futuros adultos igualmente ansiosos.

Para além disso a ansiedade é um dos fatores de risco para parto prematuro, baixo peso ao nascer, valores inferiores de Apgar, deficit no desenvolvimento neurológico e psicológico do bebé, complicações obstétricas como sangramento vaginal e risco de aborto, sendo um dos principais fatores de risco para a depressão pós-parto.

É por isso de grande importância que cuides da tua saúde psicológica e emocional 
enquanto geras o teu bebé. 
É no ventre que começa a educação para o amor, compaixão, tolerância e bem-estar.

Ensinas tanto ao teu filho sobre a importância que cada um de nós tem no mundo quando cuidas de ti. Quando te propões a olhar para dentro e a sanar as feridas do passado que subtilmente conduzem a tua vida e tomam conta de ti.

Tudo na tua vida melhora quando te cuidas, quando entras no silêncio para ouvires o que a tua alma tem para dizer. Encontras mais paz e serenidade. Então há maior clareza no pensamento e portas se abrem, tudo flui com maior leveza e equilíbrio, e isso também se repercute no físico, com uma imunidade melhorada e saúde fortalecida.

Ansiedade Materna

Cada pensamento produz uma emoção e cada emoção produz uma química específica no teu corpo.

Sob stress e ansiedade produzes adrenalina, noradrenalina e cortisol.

Estas têm efeitos sobre o teu sistema nervoso, endócrino e imunitário.

Ou seja a nossa saúde física e mental está intimamente ligada a elas.

Estando grávida o teu bebé vai receber estas hormonas, que vão agir sobre os seus próprios sistemas.

Assim por exemplo, há maior risco de parto prematuro.

Pára um pouco para reflitir como te sentes? O que tens estado a transmitir ao bebé sobre a tua forma de estar na vida? Os teus pensamentos são acelerados e confusos? Positivos ou negativos? Estás sempre com a mente no Futuro ou no passado? Que hormonas tens produzido e que lhe envias ao útero? Hormonas do amor ou hormonas de stress?

É importante que aprendas a resolver rapidamente situações de ansiedade na tua vida e a entrar num estado de pacificação, para que o impacto no bebé seja minimizado.

Como melhorar o dia a dia e a ansiedade materna?

O que podes fazer para melhorares a forma como te sentes no dia a dia e perante acontecimentos perturbadores:

1. Aprender a observar os teus pensamentos, o teu diálogo interno, as coisas que dizes a ti própria e aos outros. E transformar todo este diálogo em frases positivas, mais gentis e que denotem uma maior compreensão, tolerância e compaixão por ti e pelos outros.

2. Aprender a meditar e a respirar de forma consciente, para aumentar a tua concentração e foco no que é importante para ti, e a libertar de tudo o que te é prejudicial e não contribui para o vosso bem-estar.

3. É fundamental conversares com o bebé que carregas no ventre, como quem tranquiliza a pessoa que mais quer bem no mundo. Explicando-lhe como te sentes, que esse é um sentimento teu e não dele, e o que é que estás a fazer em relação àquilo que sentes para se restaurar o equilíbrio no teu interior e na tua vida.

Escrito Por

Enfermeira Cátia Vieira, especialista em Saúde Materna e Obstétrica. Terapeuta Holística.
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